Por: AliMENTE para Alimentos na Palma da Mão

O diabetes mellitus (DM) é uma doença causada pela produção insuficiente ou má utilização de insulina. A doença pode causar o aumento da glicemia e levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de brasileiros diabéticos. É importante conhecer os riscos e complicações da doença.

DM é um fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como “derrame”, cerca de 13% das pessoas com DM acima de 65 anos já tiveram um episódio AVC. Há uma relação direta entre o AVC isquêmico e diabetes, diabéticos que apresentam pressão arterial e níveis de colesterol elevados têm risco aumentado de AVC, pois estes também são fatores de risco. Além disso o aumento de peso corporal acompanhado de distúrbios na glicemia gera alterações micro e macrovasculares, o que acarreta em doenças cerebrais de pequenos vasos, como o AVC isquêmico.

Outro problema apresentado por pessoas com DM é a retinopatia diabética, uma complicação ocular. Ela ocorre quando a glicemia alta danifica os vasos sanguíneos na retina do olho, podendo levar à perda de visão. A prevalência global de retinopatia diabética é de 34,6%. Na maioria dos casos falta o controle da pressão arterial e da glicemia, o que pode ser feito com o consumo de alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais, cereais e grãos e produtos de origem animal de qualidade como parte dos cuidados terapêuticos.

Pessoas com doenças inflamatórias, neurodegenerativas, metabólicas, inclusive DM, e infecções podem apresentar um desequilíbrio na composição da microbiota intestinal, chamado de disbiose, com um aumento de microrganismos patogênicos.

O microbioma está relacionado ao sistema imunológico e ao equilíbrio metabólico, e quando ocorre a disbiose da microbiota intestinal o organismo se torna mais propenso ao desenvolvimento de problemas metabólicos, como DM.

O DM tipo 1 está associado a alterações estruturais do intestino, fazendo com que as bactérias da nossa microbiota “migrem” para outras regiões do corpo, causando inflamação sistêmica e resistência à insulina. Alguns estudos mostram que uma dieta moderada em produtos animais, com elevado consumo de vegetais ricos em fibras propicia uma microbiota equilibrada.

Se você é diabético ou tem contato com diabéticos incentive a busca por acompanhamento nutricional como forma de reduzir os riscos à saúde.

Referências

Ministério da Saúde. Diabetes (diabetes mellitus). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes/diabetes>. Acesso em: 25 out. 2023

Siqueira, A.F.A.; Almeida-Pititto, B.D.; Ferreira, S.R.G. Doença cardiovascular no diabetes mellitus: análise dos fatores de risco clássicos e não-clássicos. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 51, n. 2, p. 257–267, mar. 2007.

Lopes, A.R. et al. Ischemic Stroke at Young Age: The Burden of Diabetes. Revista Portuguesa de Diabetes, Lisboa, v. 18, n. 1, p. 9-13, 2023. Disponível em:http://www.revportdiabetes.com/wp-ontent/uploads/2023/07/Artigo_Original_RPD

_MAR_2023_9-13.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.

Mázala-de-Oliveira, T.; Jannini de Sá, Y.A.P.; Carvalho, V.F. Impact of gut-peripheral nervous system axis on the development of diabetic neuropathy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 118, p. e220197, 2023.

Yau JW, et al. Global prevalence and major risk factors of diabetic retinopathy. Diabetes Care. 2012;35(3):556-564. doi:10.2337/dc11-1909

Siga nos nas redes sociais:
Follow by Email
Instagram
YouTube
Instagram